Durante o ano, em João Pessoa, acontecem muitas maratonas (42km) e meia maratonas (21km), com atletas e gente correndo atrás de saúde. Aliás, somos frequentemente alertados pelas redes sociais e outros meios de comunicação sobre a necessidade do cuidado com a saúde. Portanto, o informativo de hoje tem como tema Saúde: Fugir ou Lutar?
Bem como práticas de atividades físicas, seja por reeducação alimentar: equilíbrio psicológico, descanso adequado e dezenas de recomendações. Segundo a pesquisa feita com o bacharel em Educação Física, Rodrigo Lobo, que é palestrante de temas sobre qualidade de vida.
“É um ataque em massa que sempre nos pega despreparados e que usualmente tem como resultado a fuga dessa batalha. Nossa tendência à fuga pode ter origem em inúmeros fatores que, somados, acabam com nossas forças”.
Dessa forma, afirmações como: “eu não tenho tempo”, “eu não sei correr”, “estou muito estressado”, “preciso descansar mais”, “não tenho dinheiro pra isso”, “é muito longe de casa”, “vou começar na semana que vem”.
“Caso você já tenha usado uma dessas expressões não se espante, pois você pode faz parte de quase metade da população brasileira que não pratica atividade física”, disse.
Aliás isso não ocorre por simples coincidência. Já conhecemos muito bem quais são as barreiras que nos impedem de começarmos a cuidar do nosso corpo. Sabemos de trás para frente todas as informações de saúde, pois basta ligar a TV, abrir o jornal ou a revista, acessar portais de internet e ouvir o rádio.
Certamente encontramos diversos profissionais de saúde falando brilhantemente sobre hipertensão, obesidade, diabetes, câncer, sedentarismo, depressão, tabagismo, alcoolismo, drogas…
“Mesmo com tanta informação de boa qualidade e com o avanço vertiginoso da ciência e da tecnologia, o que ainda nos impede de cuidarmos de nosso corpo e nossa mente? Como uns conseguem e outros não?”
Os médicos alertam: comece a se movimentar e comer direito. A saída da zona de conforto assusta. O que seria de muitos sem a internet?
O tema é Saúde: Fugir ou Lutar?
Irregularidade de treinos
A regularidade, ou a continuidade, é considerada um dos princípios do treinamento esportivo mais importantes para que haja qualquer avanço. Além disso, o “atleta de final de semana” coloca em risco sua saúde ao treinar esporadicamente.
Sobrepeso e vacilos com a alimentação
A dieta alinhada à atividade física é um poderoso potencializador de resultados. Maus hábitos alimentares limitam qualquer progresso. O sobrepeso tem relação inversamente proporcional com o rendimento, principalmente em esportes de endurance e impacto, como a corrida de rua. São raros os esportes em que o sobrepeso se torna um aliado para o resultado. Para a saúde, ele nunca será positivo.
Autoestima baixa
Não acreditar que seremos capazes de realizar nossos sonhos e atingir nossas metas é, talvez, o primeiro obstáculo que precisa ser superado. Uma mente autoconfiante e positiva nos levará a lugares nunca antes imaginados.
Desorganização e falta de foco
Com a nossa rotina maluca, quanto mais organizados e focados estivermos, menor será a chance de agentes externos nos derrubarem. Ao longo do dia, diversos compromissos e imprevistos acontecem.
Por isso, é importante ter um plano A e B em mente, não inventar desculpas e ter ferramentas em mãos para driblar as adversidades.
Mostrar resultados para os outros
Mesmo sabendo que é importante receber feedback e ser reconhecido pelos nossos feitos, não podemos esquecer do nosso propósito. Precisamos parar de nos preocupar com o que os outros vão achar disso ou daquilo que fazemos. Devemos sentir orgulho de nós mesmos e fazer sempre nosso melhor.
Acesse nossas redes sociais para saber mais e confira outros informativos:
Facebook Laboratório Maurílio de Almeida
Instagram @labmauriliodealmeida