Outubro Rosa: prevenção e tratamento precoce para a saúde da mulher

A campanha “Outubro Rosa” se incorporou definitivamente no calendário e na vida da população mundial. Não apenas por ser o mês voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, porque todos os meses são dedicados à saúde, seja do homem ou da mulher. Todos os dias seguem muito importantes nesse sentido.

Outubro Rosa

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade, além da realização dos exames de rotina que são fundamentais. Iniciativas como essa são valiosas para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A importância da conscientização

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Segundo INCA, ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de recuperação: 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas.

A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Como identificar o câncer de mama?

Vamos todos fortalecer o Outubro Rosa e ajudar mulheres de todas as classes a estar em dia com seus exames, mesmo que não hajam sintomas. Quanto a isso, o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. No entanto, existem tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Além disso, linfonodos palpáveis também podem aparecer na região das axilas. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

Por fim, acesse nosso último Informativo, o tema foi EXERCÍCIO COM MÁSCARA FAZ MAL? SAIBA COMO USAR COM SEGURANÇA. Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida