A princípio se você não inclui uma alimentação rica em Vitamina C no seu dia a dia, é melhor repensar seus hábitos. Obtido facilmente pela alimentação ou até por meio de suplementos vitamínicos, esse nutriente é essencial. Esse é o tema do Informativo do Laboratório Maurílio de Almeida, os benefícios da Vitamina C para nosso organismo. A pesquisa foi feita no site Minha Vida.
Do mesmo modo que faz parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele. Segundo a nutróloga Daniela Hueb, também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol.
Dessa forma boas fontes dessa vitamina são frutas cítricas – como laranja e limão -, verduras em geral, salsa, maracujá, frutas silvestres, morango, entre outras. Em seguida, você confere bons motivos para inserir esses alimentos no seu cardápio, além de dicas de cuidados para aproveitar melhor a vitamina C:
Reduz os sintomas de gripes e resfriados
Quando se trata de um resfriado comum, a vitamina C não funciona como uma cura. Entretanto, alguns estudos mostram que tomá-la para gripes e resfriados pode reduzir o risco de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares
É eficiente contra o estresse
Uma pesquisa alemã mostrou que a vitamina C é benéfica para os indivíduos cujo sistema imunológico foi enfraquecido devido ao estresse – complicação muito comum em nossa sociedade.
Assim os pesquisadores submeteram 120 pessoas a momentos estressantes: falar em público e resolver problemas de matemática. Metade delas receberam 1.000 mg de vitamina C. Logo como resultado, os principais sinais de estresse, como os níveis elevados de do hormônio cortisol e da pressão arterial, foram significativamente maiores naqueles que não receberam o suplemento vitamínico.
Combate o envelhecimento da pele
A Vitamina C também traz benefícios as células no interior e no exterior do corpo. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em 4.025 mulheres. Dessa forma foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada.
Aumenta a absorção de ferro
Esse nutriente é capaz de aumentar a absorção de ferro, obtido pelos alimentos de origem vegetal prevenindo a anemia. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, devido à sua característica antioxidante, a vitamina C consegue modificar a estrutura química do mineral para uma forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.
Evita doenças oftalmológicas
Um estudo americano, feito pelo National Institutes of Health, descobriu que certas vitaminas e sais minerais, quando consumidos em conjunto diariamente, podem ajudar a evitar a perda de visão relacionada à idade. Este coquetel é composto por vitamina C (500 mg), vitamina E (400 UI), betacaroteno (15 mg), zinco (80 mg) e cobre (2 mg).
Reduz o risco de derrames
Pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Bem como os participantes que tinham esse nutriente em grandes quantidades tiveram um risco 42% menor do que aqueles com baixas concentrações no organismo.
Pronto, agora, com todas essas informações sobre a vitamina C para o nosso organismo, você já pode incluir as fontes dessa vitamina na sua rotina alimentar.
Lembre-se de sempre visitar um médico para receber as recomendações de saúde apropriadas para o seu quadro.
Acesse nossas redes sociais para saber mais e confira outros informativos:
Facebook Laboratório Maurílio de Almeida
Instagram @labmauriliodealmeida