Mulheres são mais cuidadosas contra a COVID-19 que os homens

Dando seguimento ao tema da COVID-19, essa semana trouxemos o questionamento de que mulheres são mais cuidadosas na prevenção contra o coronavírus que os homens. Leia o texto com pesquisa feita no site “Minha Vida”.

Apesar dos constantes alertas de cuidado para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus, muitas pessoas ainda não tomam todas as medidas preventivas necessárias. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Max Planck, na Alemanha, as mulheres se destacaram como sendo mais cuidadosas na hora de se proteger da doença.

Mulheres são mais cuidadosas contra a COVID-19 que os homens

A análise contou com a participação de pouco mais de 65 mil pessoas de diferentes partes do mundo, através de questionários enviados pelo Facebook. Os pesquisadores relataram que as perguntas foram formuladas especificamente para cada país, considerando as regras de isolamento social e as instruções dadas pelo governo de cada local.

Dos oito países estudados, todos apontaram as mulheres como o grupo que mais percebe a COVID-19 como uma ameaça, tomando maiores cuidados e medidas preventivas. Além disso, a pesquisa também revelou que as mulheres demonstram ter menos confiança no sistema de saúde local do que o grupo masculino.

Homens idosos se preocupam menos com a pandemia

O resultado obtido pelo instituto pode ser reforçado com uma pesquisa paralela, feita na Universidade do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Dessa forma, ao analisarem 302 adultos, entre 18 e 81 anos, os cientistas concluíram que os homens idosos são o grupo que menos enxerga os riscos do novo coronavírus.

Apesar de serem parte do grupo de risco, a pesquisa concluiu que os homens acima de 65 anos estão mais propensos a ignorarem as medidas de prevenção, se preocupando menos com os danos que a COVID-19 pode causar à saúde.

Quem corre mais risco com o coronavírus?

Primeiramente, qualquer pessoa está vulnerável e pode contrair a doença. Porém, as estatísticas apontam que a maior parte dos quadros graves e óbitos ocorrem em pessoas consideradas integrantes do grupo de risco da COVID-19.

Entre elas, estão: idosos, pessoas com doenças respiratórias, como asma e bronquite, fumantes, diabéticos, hipertensos, pacientes com HIV, doentes cardíacos, pacientes imunodeprimidos e obesos.

Hoje, ficamos por aqui, mas acesse nosso último Informativo, o tema foi COMO ISOLAR UM PACIENTE DE COVID-19 EM CASA. Acesse nossas redes sociais e outros informativos para saber mais, estamos falando frequentemente sobre a pandemia do Coronavírus.

Facebook Laboratório Maurílio de Almeida

Instagram @labmauriliodealmeida