Está chovendo? Está fazendo frio? O inverno chegou? Fique atento aos períodos de frio que, segundo o infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), favorecem a transmissão de doenças, principalmente, as respiratórias.
Esse é o tema do Informativo Maurilio de Almeida, com pesquisa feita no site R7 sob supervisão de Deborah Giannini.
Ficamos mais doentes durante o frio?
O médico Paulo Ozan explica que a transmissão de doenças durante o inverno se dá por três fatores: a proximidade das pessoas e a permanência em locais fechados; pelo maior acúmulo de muco nasal, que facilita a transmissão de vírus, seja pelo ar ou até por um aperto de mão; e pela mudança que o aparelho respiratório sofre por conta do frio, o que deixa o organismo mais vulnerável a doenças.
De acordo com o pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o tempo frio e a redução da umidade do ar fazem com que os órgãos respiratórios fiquem irritados, propiciando as chamadas doenças de inverno, que são, principalmente, respiratórias. Com essa irritação, pessoas que têm doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite, apresentam piora do quadro. Já para quem não tem tais problemas, a irritação propicia a contração de doenças, visto que há maior circulação de vírus durante a época de outono e inverno.
Quais são as doenças mais comuns nesse período?
Entre as doenças dessa época estão os problemas respiratórios, como gripes, resfriados, pneumonia, asma, bronquite, sinusite, rinite e alergias respiratórias. A otite (dor de ouvido) também pode ser comum, causadas por vírus, ou ocasionadas por gripes e asma. Além das doenças respiratórias, Fiss afirma que, por conta da inversão térmica e do aumento da poluição, problemas cardiovasculares, como infartos e AVC, podem ser comuns.
“Nessa época também é comum haver mais quadros de meningite bacteriana que pode ser transmitida pela própria respiração das pessoas, principalmente com a proximidade entre elas, ocasionada pelo frio”, explica Olzon. Outro fator que aumenta a incidência da meningite no frio é a circulação do vírus pneumococo. O mesmo vírus que causa a pneumonia e pode ocasionar também quadros de meningite.
Como se prevenir das doenças durante o inverno?
O médico recomenda:
Evitar o contato com pessoas infectadas, manter a hidratação e uma boa alimentação rica em vitaminas, proteínas e carboidratos. Lavar sempre as mãos, manter os ambientes arejados para diminuir a circulação de vírus e mantê-los limpos é bastante importante. Uma indicação prática é usar o umidificador de ar em dias secos.
Para irritações na garganta e tosses, o pneumologista indica o uso de mel e própolis.
Acesse nossas redes sociais para saber mais:
Facebook Laboratório Maurílio de Almeida
Instagram @labmauriliodealmeida