Diabetes: o que fazer para prevenir ou tratar?

Diabetes: o que fazer para prevenir ou tratar?

Bastante comum no Brasil, o diabetes se caracteriza pela produção insuficiente de insulina ou má absorção dessa substância, que é o hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose, transformando-as em energia para o corpo.

São milhares de pessoas com essa doença, que é o tema do Informativo do Laboratório Maurílio Almeida. Se cuide, fique atento.

Assim, quando não tratada da forma correta, a doença pode levar ao aumento das taxas de glicose no sangue e, consequentemente, a problemas no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, é possível até que ela resulte em morte.

Prevenção

Para evitar os problemas relacionados ao diabetes, a dica é praticar hábitos saudáveis diariamente, como:

  • Ter uma dieta balanceada, com frutas, verduras e legumes, reduzindo o consumo de sal, açúcar, gorduras e alimentos processados;
  • Praticar exercícios físicos pelo menos 30 minutos todos os dias;
  • Manter o peso controlado;
  • Não fumar;
  • Ir ao médico regularmente para, se necessário, adotar outras medidas no intuito de prevenir o diabetes.

Tratamento

O tratamento do diabetes varia de acordo com cada caso, levando-se em consideração sobretudo o tipo da doença que a pessoa tem, sendo que os principais são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2. De forma geral, seguir um estilo de vida saudável é muito bem-vindo quando a doença já se instalou no organismo, complementando outras formas de controle desta condição1.

Os que apresentam diabetes tipo 1 costumam precisar tomar injeções diárias de insulina para manter as taxas de glicose normais no sangue – e que podem ser monitoradas a partir de um aparelho chamado glicosímetro. Dependendo das circunstâncias, o médico ainda pode recomendar o uso de certos medicamentos.

Por outro lado, quem tem diabetes tipo 2 faz o controle da doença principalmente com a ajuda de remédios, que sempre devem ser usados sob orientação médica para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.