A terceira idade pode ser a melhor fase da vida?

 

Vamos descobrir no dia-a-dia. Desde os primórdios muita gente, a gente toda sempre muito preocupada como será, como seria, sua vida ao envelhecer. Envelhecer é natural e, apesar dos mitos e estereótipos, existem diversos benefícios que nos aguardam nesta etapa da vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em critério etário, a terceira idade começa a partir dos 60 anos nos países em desenvolvimento e, aos 65 anos, nos países desenvolvidos. Apesar de fazer parte do ciclo natural da vida, muitas pessoas têm receio de envelhecer, enxergando, na maioria das vezes, como uma fase a ser evitada ou escondida.

Tem sempre quem diga que ao completar 60 anos – a partir de então, será sua última década, mas medo e preconceito com o envelhecimento não é novo.

Vamos voltar no tempo. A rotina de beleza da rainha egípcia Cleópatra, por exemplo, já possuía técnicas para evitar as “marcas da idade”. Dando um salto na história, no período da industrialização, a vida precária do proletariado, marcada por longas e exaustivas jornadas de trabalho – principalmente para pessoas mais velhas -, potencializou o estereótipo de incapacidade imposto à terceira idade.

Segundo Aline Cardoso, psicóloga da Clínica Sainte-Marie, nós carregamos, historicamente, resquícios dessa vivência [de medo e preconceito com o envelhecimento] e desconstruí-la é um processo lento. “Sim e isso depende de novas políticas públicas e percepções legitimadas socialmente sobre o envelhecer”

A terceira idade é um marco importante da nossa existência. É um reflexo de tudo o que vivemos e conquistamos nas faixas etárias anteriores, e não deve, de maneira alguma, ser vista como algo negativo. Levando-se em conta a experiência adquirida e o estilo de vida mais tranquilo, ela pode ser, inclusive, considerada como uma das melhores fases da vida.

A recomendação é fazer exercícios fisios, caminhadas, pilates, qualquer exercício que fortaleça a musculatura, não beber, não fumar, não passar noites acordado e uma alimentação saudável

O que esperar dessa fase?

Ao falar de envelhecimento, assim como qualquer outro aspecto da vida, não se pode adotar uma visão generalista. O modo como cada um vai envelhecer está intrinsecamente relacionado a fatores biológicos, sociais, psicológicos, econômicos e até políticos.

“Trata-se de um processo progressivo, no qual cada sujeito envelhecerá de forma distinta”, elucida Ana Carolina Fávero, psicóloga da Clínica Sainte-Marie.